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%0 Thesis
%4 sid.inpe.br/jeferson/2003/06.10.13.38
%2 sid.inpe.br/jeferson/2003/06.10.13.38.51
%T Mapeamento da sensibilidade ambiental ao impacto por óleo de um segmento da costa entre os estados do Rio Grande do Norte e Ceará utilizando imagens ETM+/Landsat 7 e geoprocessamento
%J Mapping of the coastal environmental sensitivity to oil spill between Rio Grande do Norte and Ceará states using Landsat 7/ETM+ images and geoprocessing
%D 2003
%8 2003-04-15
%9 Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto)
%P 279
%A Carvalho, Melissa,
%E Carvalho Paiva, João Argemiro de (presidente),
%E Gherardi, Douglas Francisco Marcolino (orientador),
%E Medeiros, José Simeão de,
%E Tessler, Moyses Gonsalez,
%I Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%C São José dos Campos
%K Índice ambiental, sensibilidade, óleo, derramamento, sistemas de informaçao geografica SIG, banco de dados, sensoriamento remoto, processamento de imagem. KEY WORDS: environment index, sensitivity, oils, spilling, geographic information systems (GIS), data bases, remote sensing, image processing.
%X Acidentes com óleo no mar são frequentes, causando diversos impactos ao ambiente e comunidades biológicas, além de prejuízos socioeconômicos. Mapas de sensibilidade ambiental ao derramamento de óleo são componentes indispensáveis dos planos de contingência e resposta emergencial à este tipo de acidente. Os mapas de sensibilidade trazem informações sobre os recursos biológicos e socioeconômicos da área, e por isso, são instrumentos valiosos em planos de manejo e conservação da zona costeira. No presente trabalho, foi mapeada a sensibilidade ambiental ao derramamento de óleo, e o uso e cobertura da terra de um segmento da costa compreendido entre os municípios de Areia Branca (RN) e Fortim (CE). O mapeamento da sensibilidade foi feito de acordo com o índice de sensibilidade ambiental (ISA) proposto pela NOAA. Em adição à informação da sensibilidade ambiental, recursos biológicos e socioeconômicos, foram também mapeados o uso e cobertura da terra. O mapeamento empregou técnicas de processamento digital, segmentação por crescimento de regiões, e classificação digital não supervisionada por regiões, seguida de interpretação visual de imagens ETM+/Landsat 7, utilizando o SIG SPRING 3.6.03, desenvolvido pela DPI/INPE. O mapeamento se valeu também de dados coletados em visitas ao campo, literatura especializada, e dados cartográficos. Como resultado, criou-se um banco de dados geográficos (BDG) contendo as informações sobre os recursos biológicos e socioeconômicos, o ISA do segmento costeiro em estudo, acessos e o uso e cobertura da terra. Com base neste BDG, foi produzido um Atlas onde estão articulados nove mapas de sensibilidade ambiental para a área, na escala 1:50 000. Todas estas informações podem ser atualizadas, e consultadas pelas equipes de contingência em eventos de derramamento de óleo. A estratégia e procedimentos empregados para o mapeamento do ISA se mostraram adequados, e estabelecem uma abordagem metodológica eficiente para a obtenção deste tipo de produto. ABSTRACT: Accidents involving oil spill in the marine environment are common, causing a number of impacts on biological communities and imposing severe damages on human-use resources. Environmental sensitivity index (ESI) maps are an integral component of oil spill contigency planning and emergency response. ESI maps contain information on the position and nature of biological and human-use resources, thus, being valuable instruments for environmental management and conservation of the coastal zone. The objective of this study was to map the environmental sensitivity to oil spill, and the land use and land cover of a stretch of coastline between Areia Branca (RN) and Fortim (CE). The sensitivity maps were prepared following the index proposed by NOAA. The mapping procedure made extensive use of digital processing techniques, including segmentation by region growth, and unsupervised classification of ETM+/Landsat 7 images. This was followed by visual image interpretation and raster editing of the classification output. The software used was the GIS SPRING 3.6.03, developed at DPI/INPE. Mapping work was aided by ground truthing, specialized literature and cartographic data. A geographic database with data on biological and human-use resources, shoreline ESI, shoreline accessibility, and land use and land cover was created. As a result, an atlas composed of nine 1:50 000 scale ESI maps was created. All relevant informations stored in this geographic database can be updated and readily consulted by any contigency team on the outset of an oil spill accident. The methodological approach and procedures presented here for the ESI mapping proved to be adequate and effective to generate this kind of product.
%@language pt
%3 publicacao.pdf


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